Ikebana Sogetsu Brasília Branch
A Ikebana Sogetsu chegou à Brasília no início dos anos 80 trazida pela professora Gisela Glufke, que iniciara seus estudos no Chile. Ao retornar ao Brasil, Gisela teve o acompanhamento da Prof. Maria Etsuko Tsujimoto, então Diretora do Branch Sogetsu de São Paulo.
O apoio da “Sensei” Tsujimoto com suas regulares visitas a capital do Brasil para orientar eventos e alunos, foi fundamental para a implantação e o desenvolvimento da Escola Sogetsu em Brasília.
Com o passar dos anos, Exposições se sucederam e a Ikebana Sogetsu passou a receber atenção da imprensa local, pela peculiaridade dos arranjos florais de característica moderna.
Em 1994, a professora Zilá da Costa Raymundo cria o Clube de Ikebana de Brasília com o objetivo manter viva a “arte dos arranjos florais” ,facilitar o encontro entre seus praticantes, sobretudo aqueles já formados, e promover atividades visando divulgar o Kadô, Caminho das Flores.
O núcleo de estudantes e professores da Ikebana Sogetsu de Brasília foi elevado a condição de ‘Study Group” em 1997, integrando a estrutura internacional da Sogetsu School, sediada no Japão. Tal honraria foi concedida pelo então Iemoto*, Hiroshi Teshigahara que oficializa o “Brasília Study Group” e nomeia Zilá a Chairperson do Grupo de Estudos.
Em 2007 o a representação oficial da Sogetsu em Brasília recebe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Japão, o Diploma de Mérito “expressando o mais profundo respeito pela dedicação e contínuos esforços às atividades de difusão da cultura japonesa na República Federativa do Brasil, contribuindo para estreitar os laços de amizade com os países estrangeiros“.
Em 2017 o Brasília Study Group foi elevado a categoria de Branch “Sucursal” e a Iemoto* Akane Teshigahara nomeia Zilá da Costa Raymundo como Diretora e Mara Starling como Vice-Diretora do Branch de Brasília.
Atualmente o Brasília Branch conta com 53 ikebanistas associados, dos quais 19 são professores membros da STA (credenciados na Sogetsu Teachers Association) com cursos regulares em vários bairros de Brasília.
(* Iemoto é a titulação oficial dos diretores de escolas artísticas, no Japão).
Integrantes da Ikebana Sogetsu Brasília Branch Fotografia: Claudio Andrade 2019.
DIRETORIA
Diretora: Lilia Souto
Vice-Diretora: Sirlei Mª Soares de Oliveira
Diretor de Arte: Elder Julião
Diretor Financeiro: Bruno Pagnoccheschi
Vice-Diretor Financeiro: Inês Rampon
Primeira Secretaria: Thereza Valadão
Segunda Secretária: Célia Gomes Machado
CONSELHO FISCAL
Membros efetivos:
Mara Bernadete Starling
Rodrigo Resende
Rosângela Santini
Membros Suplentes:
Claudia Maria Matos Araújo
Maria Helena Atrasas
Jacqueline Fonteles