Ikebana Sogetsu Brasília Branch

A Ikebana Sogetsu chegou à Brasília no início dos anos 80 trazida pela professora Gisela Glufke, que iniciara seus estudos no Chile. Ao retornar ao Brasil, Gisela teve o acompanhamento da Prof. Maria Etsuko Tsujimoto, então Diretora do Branch Sogetsu de São Paulo.


O apoio da “Sensei” Tsujimoto com suas regulares visitas a capital do Brasil para orientar eventos e alunos, foi fundamental para a implantação e o desenvolvimento da Escola Sogetsu em Brasília.


Com o passar dos anos, Exposições se sucederam e a Ikebana Sogetsu passou a receber atenção da imprensa local, pela peculiaridade dos arranjos florais de característica moderna. 


Em 1994, a professora Zilá da Costa Raymundo cria o Clube de Ikebana de Brasília com o objetivo manter viva a “arte dos arranjos florais” ,facilitar o encontro entre seus praticantes, sobretudo aqueles já formados, e promover atividades visando divulgar o Kadô, Caminho das Flores.


O núcleo de estudantes e professores da Ikebana Sogetsu de Brasília foi elevado a condição de ‘Study Group” em 1997, integrando a estrutura internacional da Sogetsu School, sediada no Japão. Tal honraria foi concedida pelo então Iemoto*, Hiroshi Teshigahara que oficializa o “Brasília Study Group” e nomeia Zilá a Chairperson do Grupo de Estudos.

 

Em 2007 o a representação oficial da Sogetsu em Brasília recebe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Japão, o Diploma de Mérito “expressando o mais profundo respeito pela dedicação e contínuos esforços às atividades de difusão da cultura japonesa na República Federativa do Brasil, contribuindo para estreitar os laços de amizade com os países estrangeiros“.


Em 2017 o Brasília Study Group foi elevado a categoria de Branch “Sucursal” e a Iemoto* Akane Teshigahara nomeia Zilá da Costa Raymundo como Diretora e Mara Starling como Vice-Diretora do Branch de Brasília.


Atualmente o Brasília Branch conta com 53 ikebanistas associados, dos quais 19 são professores membros da STA (credenciados na Sogetsu Teachers Association) com cursos regulares em vários bairros de Brasília.
(* Iemoto é a titulação oficial dos diretores de escolas artísticas, no Japão).

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretoria: 

Diretora:  Filomena Kotaka
Vice-Diretora: Célia Maria de Almeida
Primeiro Secretário: Paulo Ricardo Lima Hidaka
Segunda Secretária: Roseli Rocha
Diretor Financeiro: Bruno Pagnoccheschi 
Vice-diretora Financeira: Célia Gomes Machado
Diretor de Arte: Elder Lima

Conselho Fiscal


Titulares
 

Cecília Taira Watanabe
Mara  Bernadette Marques Starling 
Yeda Maria Morales Sanchez

 

Suplentes
 

Celina Akemi Taketomi
Izolda Souza Chaves
Thereza do Socorro Costa Lima Valadão

Todos os direitos reservados © 2021 por Ikebana